• analuizaflorez

Tijolinho na decoração

O tijolo de barro começou a ser usado em construções mais humildes como elemento construtivo, por influência dos imigrantes italianos no Brasil que já eram familiarizados com esse material, trazendo técnicas construtivas que deram início a história da habitação em alvenaria de tijolos em São Paulo.

Hoje em dia, o tijolo de barro passou a dar lugar para os furados, mais leves e baratos, pois seu uso não é somente um elemento construtivo, mas também decorativo. Esse acabamento faz sucesso, pois é versátil e vai bem nos ambientes clássicos aos modernos, dialogando com diversos tipos de materiais e estilos. O tijolo aparente pode ser usado em diversos ambientes, mas os mais comuns hoje em dia tem sido salas, quartos, varandas, cozinhas e até em banheiros dependendo do material.

Você pode ter uma parede com tijolos aparentes na sua casa de duas formas: removendo o reboco de uma parede já pronta ou revestindo sua parede original com tijolos.

A colocação dos tijolos de barro deve ser feita sempre com cimento, que pode ser mais branco ou acinzentado, para finalizar podem ser lixados e acabados com impermeabilizantes de resina ou tinta na cor desejada. A argamassa do assentamento serve de rejunte. Há três tipos de junta: com a massa nivelada na superfície, é junta cheia. Na junta frisada, retira-se a massa entre os tijolos com um pedaço de madeira e tem também a junta seca, onde a massa não aparece e os tijolos aparentam apenas terem sido empilhados.

Os mais comuns são nos tons terrosos, mas o revestimento é tão atraente que o mercado desenvolveu uma vasta opção de materiais em diferentes tamanhos e matéria prima. Podem ser encontrados em cerâmica, porcelanato, cimentício, poliuretano e até papel de parede.

Separamos aqui algumas opções de acabamentos em tijolo aparente, confira:

Porcelanato / cerâmica

Os porcelanatos e cerâmicas que imitam a textura de tijolo aparente garantem um visual similar e sua principal vantagem, é que ao contrário dos tijolos a vista os porcelanatos podem estar em contato com a água constantemente, podendo ser usados em áreas molhadas. O assentamento é feito da forma convencional, com argamassa para porcelanato/cerâmica e costuma ser mais prático do que o tijolo convencional, onde é necessário descascar as paredes para a instalação do revestimento

Cimentício

O revestimento cimentício, da marca Passeio Revestimentos é uma ótima solução para paredes já prontas e tem fácil aplicação. Existe uma vasta gama de cores e sua espessura é reduzida se comparada aos tijolos naturais, facilitando a sua instalação. A instalação desse revestimento também é feita com argamassa, e finalizada com o seu rejunte.

Poliuretano

O Ecobrick da marca Santa Luzia, é produzido em poliuretano, que além de ser reciclável, serve como isolante térmico, elétrico e acústico. A aplicação é prática e sem sujeira de obra. É só passar silicone nas placas e iniciar a colagem pela parte de baixo da parede, tomando cuidado para que fiquem alinhadas. Pode ser finalizada com aplicação de rejunte ou não, despendendo do efeito final desejado.

Papel de parede

Pode ser considerada a forma mais prática e econômica de fazer uma mudança nas paredes de casa, uma vez que é aplicada com cola. Existe também uma variedade muito grande nas tonalidades, do tijolo clássico em tons terrosos, ao cinza e branco.

Espero que tenha ajudado!

Abraços,

Ana Luiza Florez

Gostou destas dicas? Clique aqui e confira nosso post sobre “3 dicas para montar seu jardim vertical”.

Siga as nossas redes sociais @analuizaflorezarquitetura e fique por dentro de mais projetos, dicas e ideias de decoração 


#revestimentoemtijolinho #tijolinhoavista #tijolinhonadecor #tijoloaparente

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo