Hoje em dia, onde os apartamentos são cada vez menores, muitas pessoas erram na proporção dos móveis, por isso acertar nas medidas acaba se tornando essencial para um bom projeto e aproveitamento do espaço. Claro que existem outros pontos importantes dentro de um projeto, mas a base do conforto é estabelecer medidas corretas para cada espaço.
Antes de elaborar o projeto é necessário analisar a circulação do ambiente, bem como a atividade e respectivos utensílios que ali serão instalados. Não há como seguir à risca a ergonomia ideal apontada em livros de arquitetura, e as metragens variam de acordo com as particularidades, porém, existem distâncias mínimas a serem praticadas.
Neste pequeno guia vou passar algumas destas medidas mínimas que você pode seguir para não errar.
Sala de estar: Para salas pequenas, considera-se um espaço mínimo de 1.20m para que as pessoas sentadas possam manter entre si uma boa distancia e uma circulação livre . Não compre os tapetes antes de ter definido os sofás e poltronas.
Espaço de leitura: Este, é um espaço da casa destinado ao descanso e a leitura. Os elementos deverão ser colocados de forma solta com uma área quadrada de 120 cm.
Sala de estar – mesa lateral: A maior comodidade, obtêm-se quando a altura da mesa lateral, coincide com a altura dos braços do sofá que são aproximadamente 50cm. Mesas laterais podem ser diferentes das de centro, mas devem ter algum elemento em comum com outros itens do ambiente. A distância entre a mesinha e o sofá nunca deverá ser inferior a 15cm.
Sala de estar – mesa de centro: Para ter certeza de que há espaço suficiente, antes de comprar os móveis, tire suas medidas e simule o lugar de cada um deles com fita crepe no piso. Assim você poderá observar melhor o espaço necessário para a circulação e a exata distância entre eles.
A distancia confortável entre a mesa de centro e os assentos deve ser entre 40cm a 65 cm.
Sala de estar – estante: As prateleiras não devem ser demasiado grande. Assim sendo, aconselha-se, a usar prateleiras com uma largura máxima de 70cm para evitar a flexão causada pelo peso. A separação entre elas pode ser variável, o ideal, é que se adapte à extensão dos livros e dos objectos.
Sala de estar com terraço: Se possível, deve-se evitar colocar um sofá de costas para a saída do terraço. Caso não tenha outra solução, deve-se ter em conta que a porta abre, sem que toque no sofá. A distância mínima recomendada, é de 90cm.
Sala de tv: O tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente onde ela está. E a distância da tv ao assento deve ser encontrada multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas. (EX.: 32 polegadas = até 2,40 metros). Lembrando que a TV oposta à janela não é recomendável, pois a luz da janela atrapalha a visualização. A altura ideal do sofá, deverá ser de 90cm.
Sala de jantar: A área de refeição pede espaço de circulação em torno da mesa, mesmo com as cadeiras ocupadas. As medidas variam de acordo com a posição da mesa em relação às paredes. O espaço deve permitir que uma pessoa levante e se sente com conforto, sem risco de encostar a cadeira na parede. Considere o espaço pra sentar ou levantar da cadeira, afastando-a para trás 70 – 90 cm e o espaço para circulação atrás da cadeira em uso 60 cm.
Aparadores e buffets são excelentes opções para auxílio à mesa de jantar.
Sala de jantar – iluminação: Para ter uma sala de jantar completa, não se esqueça da luminária em cima da mesa. Dependendo do pendente, deixe sempre um espaço de 1.50m a partir do piso ou entre 70cm a 90cm a partir da mesa de jantar.
Mesa de jantar – tamanhos: Para a escolha da mesa de jantar confira a tabela acima. A mesa redonda é ideal para ambientes menores, não só porque permite melhor circulação mas também acomoda mais pessoas. As cadeiras não precisam ser todas iguais – nem na forma, nem no material. Em mesas retangulares a variação pode ser apenas nas cabeceiras. Em mesas quadradas, utilize cadeiras diferentes apenas frente a frente, num duo divertido. Em mesas redondas, colocação alternada, jogando com cores diferentes. Cadeiras com braços são muito mais confortáveis, mas ocupam bem mais espaço que as comuns. Uma boa opção é usá-las somente nas cabeceiras da mesa retangular.
Dormitório: A cama deve estar a uma distância mínima de 70 centímetros da parede, armário ou outro item. Assim, haverá espaço suficiente para que uma pessoa possa movimentar-se confortavelmente. Não se esqueça de reservar mais 40 cm para os móveis que estão em torno da cama.
Dormitório: Caso opte por colocar um armário perto da cama, tenha em conta que não existam dificuldades em abrir as portas. A medida padrão de uma porta, é 60 cm de largura, a qual se deve acrescentar, pelo menos, 10cm quando as portas são abertas. Se não houver espaço suficiente opte por um armário com portas de correr.
Banheiro: O tamanho mínimo de um espelho é de 70 x 70 cm, para uma pia única. A partir daqui, pode optar um espelho maior no caso de uma pia dupla, assim poderá criar uma sensação de amplitude. A extremidade inferior nunca deverá ser menor que 125cm.
Seguindo estas regras você acerta!
Abraços,
Ana Luiza Florez
Comments