O objetivo é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.
Um quarto para bebês, e não para adultos. Essa é a principal premissa de um quarto montessoriano, metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. O método prioriza a autoeducação. O quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, ou seja, o quarto deve oferecer elementos – posicionados na altura da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço, circulando livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.
Por isso, ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que eles sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados há cada 15 dias. Outros elementos importantes na composição do ambiente montessoriano:
Espelho: Para que seu filho possa se reconhecer. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.
Barra afixada na parede: O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.
Tapete: Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores.
Armário baixo: Armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.
Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. Por isso fique alerta para as precauções que devem ser tomadas:
– Evite móveis ou outros elementos com quinas. – Não use quadros com vidros. Prefira acrílico. – Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos. – Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar. – Esconda e proteja as tomadas.
Aqui vão alguns passos pra montar um quarto montessoriano:
Mais idéias para você se inspirar:
Quem não quer arriscar o quarto pode criar um cantinho montessoriano em algum lugar da casa!!!
Espero que tenha ajudado!
Abraços,
Comments