top of page

Reforma sem dor de cabeça

  • analuizaflorez
  • 1 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Neste post você vai saber como é possível fazer interferências na arquitetura de um imóvel sem dor de cabeça com obras, prazos e orçamento. Confira as soluções!



1. Antes de quebrar: 

Espaços amplos, pé direito alto, janelas com grandes aberturas, preço acessível… São muitos os atrativos das construções antigas, porém nesses casos, reformar é quase sempre preciso. Se você está namorando um imóvel assim, antes de fechar negócio, leve um arquiteto ao local. O profissional avaliará com olhos técnicos as condições da moradia, informando se é ou não possível operar as modificações desejadas e quanto dinheiro terá que ser investido. Geralmente, é necessário modernizar a hidráulica e a elétrica. Para tanto, certifiquese de que existem as plantas baixas dessas estruturas, isso facilitará as obras. Quando se trata de uma construção antiga, não hesite em refazer o quadro de luz, redimensionando a carga para os novos equipamentos. O ideal é saber com antecedência tudo o que será feito em relação ao consumo de energia elétrica – aquecimento central e de piso, home theater, hidromassagem, sauna, etc… *Dica: A marcenaria pode ser um recurso útil para esconder detalhes indedesajos na arquitetura. Opte por painéis e estantes com nichos.



2. Reformar ou substituir? 

Reaproveitar ao máximo o que já existe no imóvel é a regra de ouro de toda reforma. Evita desperdício, gera menos entulho e caem os custos com material. O importante é julgar o estado de conservação e ter certeza de que ficará mais em conta reparar do que comprar novo. *Dica: Derrubar as paredes e unir os ambientes é um bom recurso para apartamento de jovens. Mas antes de derrubar as paredes, procures as plantas arquitetônica, elétrica e hidráulica.


– Caixilharia: Vale a pena trocar as externas por peças novas, pois as antigas não costumam ter isolamento acústico. Já as partes internas, se estiverem com mecanismo em ordem, voltam à aparência original com uma simples pintura ou laqueação.

– Pisos: Muitos materiais podem ser recuperados. Madeiras, por exemplo, se não apresentarem cupim, não precisam ser substituídas. Basta raspar ou ebanizar, clarear e até pintar.

– Paredes: Em áreas pequenas, como lavabos, esconda o revestimento danificado ou que já saiu de moda cobrindo tudo com tecido, instalado sobre painéis de madeira. Já para ocultar detalhes arquitetônicos que não condizem com a estética atual (áreas arredondadas por exemplo), aposte na marcenaria. Uma estante com profundidades diferentes é uma boa saída.



3. Banheiro Repaginado: 

Mesmo com um orçamento baixo, é possível dar outra cara ao banheiro. As paredes azulejadas podem ser pintadas com resina. As louças e os metais, substituídos por modelos mais recentes e os gabinetes, receberem outro acabamento. Evite realocar as louças sanitárias. A mudança de lugar acarreta obra complicada, uma vez que será necessário alterar o caminho da tubulação hidráulica, o que normalmente deve ser feito pelo teto do apartamento do andar de baixo.



4. Casa ou apartamento? 

Modificar a configuração dos ambientes é sempre mais fácil quando se trata de casa, e não de apartamento. Nesse caso, podem-se abrir rasgos nos tetos para criar iluminação zenital, ampliando a luminosidade dos espaços e gerando uma bela economia de energia elétrica. Também dá para mexer sem problemas nas paredes externas. Mais janelas e portas balcão, unindo salas e quartos com o jardim, melhoram a ventilação – um ganho grande na qualidade de vida.



5. Fechamento de varandas: 

Fechar a varanda com caixilharia para vidros corrediços é uma solução interessante. Dessa forma, o terraço passa a ser uma extensão da sala, melhorando, inclusive, as condições térmica e acústica dos dois ambientes. Antes de dar início à empreitada, saiba se o condomínio permite tal interferência na fachada do prédio. Com a união dos espaços, é importante padronizar o piso, tanto em material, quanto em altura. Instalar um deque na sacada ajuda a nivelar as superfícies e você pode ebanizar as tábuas dos dois cômodos, unificando o visual.


Lembre-se que reformas acabam sendo sempre um investimento pois valorizam seu imóvel na hora de vender!


Espero que tenha gostado!


Abraços,


Ana Luiza Florez.


ความคิดเห็น


ACOMPANHE NOSSO INSTAGRAM PARA SABER AS ÚLTIMAS NOVIDADES @ANALUIZAFLOREZARQUITETURA

Conecte-se conosco!

© 2025 by Ana Luiza Florez Arquitetura

bottom of page